Teste do olhinho
É um teste de rastreamento de doenças oculares, realizado pelo pediatra na maternidade e repetido durante as consultas pediátricas 2 a 3 vezes ao ano nos primeiros 3 anos de vida .Essas doenças oculares levam a baixa acuidade visual e podem ocasionas a perda de visão nas crianças.
Durante o exame é utilizado um aparelho chamado oftalmoscópio, onde é projetada uma luz que atravessa e atinge a retina e reflete, exibindo um reflexo vermelho, temos um efeito similar às fotografias.
O que vemos no exame ?
Um reflexo vermelho e simétrico.
Quando o teste do olhinho deve ser
realizado ?
Idealmente na maternidade, caso não seja
possível deve ser realizado até 1 mês de vida.
O que é um exame alterado ?
Opacidade (pupila branca) ou ausência do
reflexo. Nesses casos devemos encaminhar ao oftalmologista.
Casos duvidosos são reflexos assimétricos e
também devem ser avaliados pelo oftalmologista.
Quais doenças são pesquisadas :
Catarata congênita
Glaucoma congênito
Retinoblastoma (tipo de câncer ocular)
Leucoma
Concomitantemente, todo bebê deve ser submetido à avaliação com o oftalmologista nos primeiros 6 meses de vida ou no máximo com 1 ano de idade. Durante a avaliação rotineira com o médico oftalmologista é avaliado se há doenças oculares hereditárias (retinoblastoma, glaucoma congênito e catarata), infecções adquiridas na gestação (por exemplo: toxoplasmose e sífilis) e síndromes genéticas.
O diagnóstico precoce dessas doenças é importante para minimizar a deficiências visual e nos casos de retinoblastoma para reduzir o risco de morte.
Comentários
Postar um comentário